adubo-organico-sd-organicos (1)

Paraná investe R$ 12 milhões na primeira grande usina híbrida de biogás

O Estado do Paraná vai inaugurar na próxima quinta-feira (29.02) a primeira usina híbrida em grande escala do Brasil, especializada no desenvolvimento de tecnologia para biogás. A empresa EnerDinBo investiu R$ 12 milhões na construção da planta em Ouro Verde do Oeste (555km da capital, Curitiba).

A usina híbrida é uma inovação que integra a geração de energia por biogás, proveniente de dejetos suínos, e painéis fotovoltaicos. Três biodigestores recebem resíduos de 40 suinocultores, totalizando mais de 100 mil animais.

O biogás é produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano e é usado como combustível para fogões, motores e geração de energia elétrica.

A planta trata mais de 700 mil litros de dejetos diariamente e possui uma unidade de geração com capacidade para produzir 2 megawatts (MW). Além disso, a área equipada com painéis fotovoltaicos tem uma capacidade adicional de 0,5 MW. A energia gerada pela usina pode abastecer mais de 5 mil residências.

O processo de tratamento dos dejetos suínos na planta evita a emissão de 150 mil toneladas de dióxido de carbono por ano. Além da geração de energia, a usina produz um biofertilizante a partir dos resíduos remanescentes do processo de biodigestão, distribuído gratuitamente aos agricultores locais.


Conheça o OrganBio, adubo orgânico utilizado para a nutrição e recuperação do solo, alinhado aos princípios do agronegócio sustentável


O governo paranaense está alinhado com a expansão do setor de biogás no estado e estabeleceu um comitê de governança composto por diversas secretarias para incentivar iniciativas relacionadas a biogás e hidrogênio renovável. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) foi encarregada de elaborar um plano de hidrogênio para o estado, reforçando o compromisso com energias renováveis.

Este tipo de energia nos leva à questão tão importante de buscar novas fontes de energia alternativa, porque o mundo precisa encontrar fontes energéticas para substituir as tradicionais, como petróleo, carvão e usinas hidrelétricas, que provocam grande poluição e impactos ambientais.