adubo-organico-sd-organicos (1)

Sucesso na novela Renascer da Globo, agroflorestas promovem sustentabilidade e diversificação de renda

Por EdEn Conteúdos – A novela “Renascer”, exibida pela Rede Globo de Televisão tem trazido à tona, por meio do personagem José Inocêncio, interpretado por Marcos Palmeira, o conceito de agrofloresta. O personagem que cultiva cacau de maneira agroflorestal em Ilhéus, Bahia mostra o processo que simula os processos naturais integrando a produção agrícola e forrageira ao cultivo de árvores, oferece benefícios ecológicos e financeiros.

Implementada no Brasil há mais de três décadas, inicialmente na Amazônia, a agrofloresta provou ser benéfica para o meio ambiente, economia e comunidades. Seu diferencial está na diversificação produtiva, que diminui a dependência de um único produto, reduzindo o impacto de flutuações de preço ou condições climáticas adversas.

A distribuição estratégica de espécies dentro da agrofloresta serve como controle biológico natural, minimizando a propagação de pragas. O sistema também promove a saúde do solo, aumentando sua matéria orgânica e capacidade de infiltração de água, contrastando com os desafios enfrentados na monocultura.

Conheça os produtos agrícolas sustentáveis e ecologicamente corretos da SDOrganicos

Diversas espécies podem ser cultivadas em uma agrofloresta, desde culturas agrícolas até produtos medicinais e árvores madeireiras. A seleção depende de fatores como clima, solo e objetivos específicos de cada propriedade.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) classifica as agroflorestas em três tipos: silviagrícolas, silvipastoris e agrossilvipastoris, variando conforme a integração de culturas agrícolas, florestais e pecuária.

Para estabelecer uma agrofloresta, é essencial um planejamento detalhado, geralmente com o apoio de especialistas que avaliarão as condições locais e definirão o design mais apropriado. Esse sistema não só diversifica a produção como também intensifica o aproveitamento da área sem necessidade de expansão, garantindo uma produção sustentável e rentável.

A agrofloresta se apresenta, portanto, como uma solução inovadora e sustentável para o agronegócio, promovendo a biodiversidade, a conservação do solo e a sustentabilidade econômica.

Com informações do Globo Rural