A primeira edição do Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação, organizado pelo Instituto Mineiro de Agronegócio Sustentável (IMAS) e a Coocacer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari e Região, reserva um espaço especial para as mulheres do agronegócio.
Durante o evento, que será realizado na próxima quinta-feira (29.02) acontecerá o primeiro Encontro oficial reconhecido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, das Mulheres do Agronegócio, na Região do Cerrado Mineiro.
O diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, destaca a participação estruturada das mulheres na cafeicultura da região, com projetos como “Mulheres que Inspiram” e “Elas no Café”. O Fórum busca disseminar essas ações e avançar na agenda das mulheres no agronegócio.
A programação dedicada ao público feminino inclui temas relevantes debatidos por mulheres referências no setor, como Cases de Sucesso de Sustentabilidade Produtiva baseados em princípios ESG. Entre as participantes estão cafeicultoras renomadas como Evanete Peres, Juliana Rezende e Raquel Santos Soares Menezes. O painel será mediado pela Deputada Estadual Maria Clara Marra e pela Vice-Prefeita de Araguari, Maria Cecilia Araújo.
Além disso, o evento terá uma Palestra com Workshop conduzida pela consultora Claudia Leite, fundadora da Hilo Estratégia e Propósito. Claudia Leite, com mais de 24 anos de experiência em grandes corporações, promoverá a troca de experiências, fortalecendo o protagonismo feminino no agronegócio.
O destaque do Fórum é a discussão sobre a COP30, que será realizada em 2025 em Belém do Pará. A iniciativa busca preparar o setor para mostrar ao mundo o protagonismo da sustentabilidade do agronegócio brasileiro. Ao final do evento, as participantes terão espaço para debater, escolher e redigir três metas claras baseadas nos princípios ESG das Mulheres do Agronegócio na Região do Cerrado Mineiro, que serão apresentadas na COP30.
O Fórum do Agronegócio Sustentável vai reunir importantes nomes do setor para discutir desafios das mudanças climáticas e promover soluções. O Projeto Café Sustentável e o Fórum contam com o apoio oficial do Governo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado da Agricultura de Minas Gerais, das prefeituras de Araguari e Indianópolis, da Ademinas – Agência de Desenvolvimento de Minas Gerais, Região do Cerrado Mineiro e do SEBRAE, além do envolvimento de várias empresas e organizações na Aliança pelo Café Sustentável.