Por EdEn Conteúdos – Em uma iniciativa pioneira, voltada para a sustentabilidade no setor agropecuário, o Sistema Faemg/Senar, de Minas Gerais, em parceria com a multinacional Cargill, lançou o programa Agro+Verde voltado para a recuperação de pastagens degradadas e a regularização de passivos ambientais.
Por meio deste programa, pelo menos 200 produtores rurais nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estão sendo auxiliados na recomposição de Áreas de Proteção Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL), com o plantio de 30 mil mudas. Esta ação não só contribui para a restauração ecológica mas também fortalece a consciência ambiental entre os produtores rurais.
Desde o início do projeto, em 2023, já foram atendidos 30 pecuaristas, com a distribuição de 1.324 toneladas de calcário e 150 toneladas de adubo, essenciais para a revitalização de pastagens e áreas protegidas.
Além disso, o programa providenciou 335 mil metros de arame liso, 14.877 peças de madeira para estacas e mourões, e 2.500 catracas, viabilizando a construção de quase 65 quilômetros de cercas destinadas à delimitação dessas áreas restauradas.
O Extrato Pirolenhoso SDM é um produto sustentável para a agricultura, que ajuda na recuperação de pastagens degradas. Como um subproduto da cadeia produtiva do carvão vegetal, sua produção é feita a partir de gases emitidos durante o processo de queima da madeira. Ele auxilia na redução dos impactos ambientais, enquanto oferece uma solução orgânica para a proteção de plantas e solo, aumentando a sua defesa natural, potencializando herbicidas e fungicidas e servindo de escudo protetor
SUSTENTABILIDADE – A meta do programa é restaurar 100 mil hectares de vegetação nativa nos próximos anos, alinhando-se com esforços globais de sustentabilidade. O programa não só promove a recuperação ambiental mas também impulsiona a produtividade e sustentabilidade da agricultura e pecuária mineira, pavimentando o caminho para práticas agrícolas mais verdes e responsáveis em todo o Brasil.
Renato Laguardia, vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg/Senar e presidente do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), enfatiza que o programa vai além do fornecimento de insumos. Inclui o diagnóstico das propriedades rurais, análises de solo, e ações de capacitação dos produtores para a manutenção e monitoramento das áreas restauradas. Para garantir o sucesso e a sustentabilidade das intervenções, técnicos de campo realizam visitas mensais às propriedades envolvidas.
Com informações da assessoria Sistema Faemg/Senar